>

Notícias


Academia em casa

Fitness

Se até bem pouco tempo contar com um espaço fitness em condomínios era apenas um plus do empreendimento, atualmente isso tem tanta importância quanto espaços como área de lazer e piscina, por exemplo. Isso porque cada vez mais as pessoas estão preocupadas em garantir saúde, bem-estar e condicionamento físico, e poder fazer isso sem ter que sair de casa é um atrativo bastante interessante.

“A violência urbana e a falta de tempo nos dias de hoje estão alterando o cotidiano e estimulando cada vez mais pessoas a buscar nos condomínios segurança e conveniência na hora de escolher a nova residência. O fitness center no condomínio, quando bem equipado, é um incentivo para quem quer praticar algum esporte, mas tem dificuldade de ir até uma academia convencional, e um conforto para quem tem pouco tempo para malhar”, explica o diretor da Art Fitness, Madson Barros Mayrink.

Entretanto, de acordo com ele, um ponto bastante importante e nem sempre lembrado é a presença de um professor, que torna a prática esportiva mais saudável e pode contribuir com campanhas de incentivo ao exercício físico, estimulando os moradores a utilizarem a academia e as demais dependências do condomínio.

Montando e mantendo a academia

Se seu prédio ainda não conta com um espaço fitness, montar um não é nenhum grande problema. A Art Fitness, por exemplo conta com diferentes soluções para as diversas necessidades dentro do mercado fitness, com pacotes que se encaixam perfeitamente aos mais variados perfis. Assim, para definir os equipamentos que serão adquiridos, é oferecida uma completa assessoria, com a realização de entrevistas para uma avaliação precisa das necessidades do condomínio, levando em consideração número de moradores, faixa etária dos usuários, quantidade de torres e área disponível, o que vai determinar o perfeito dimensionamento de máquinas.

Definidos os equipamentos, é feita a criação de layouts e projetos para facilitar a visualização das máquinas, áreas de circulação dos usuários, ambientação e uso do novo espaço fitness. Outro ponto importante é a definição do investimento, para que sejam oferecidos combos perfeitamente adaptáveis ao perfil do empreendimento de modo a atender de forma plena às necessidades dos condôminos.

“Hoje, são minoria os lançamentos imobiliários que não oferecem fitness center, quadras, piscinas ou espaço para a prática da atividade física. Sendo assim, os prédios mais antigos estão se preocupando em acompanhar essas tendências, implementando espaços voltados à atividade física com o objetivo de agregar valor aos serviços ofertados, mantendo os atuais moradores e atraindo novos”, ressalta Madson.

Agora, se seu condomínio já conta com um fitness center, é importante não descuidar da manutenção dos aparelhos. Por isso, é fundamental programar visitas periódicas da assistência técnica autorizada, para que ela garanta o perfeito funcionamento do espaço fitness.

Conte sempre com um professor

Embora não seja algo comum, ter um professor para acompanhar os usuários na academia do condomínio deveria ser uma prática mais frequente. Estima-se que somente 1% dos condomínios com academia tenham um professor contratado.

A falta de um profissional para orientar os usuários pode gerar problemas para o condomínio, chegando até a uma reclamação judicial. Um exercício mal feito, por exemplo, pode causar lesões ou um acidente. Por isso, a contratação de um professor assegura qualidade de vida aos condôminos e ajuda o síndico na gestão do lazer. Isso porque esse profissional é capaz de orientar os condôminos, montar programas, corrigir exercícios e tirar dúvidas, além de preservar o uso dos equipamentos.