>

Notícias


Como ser um bom síndico?

O síndico

Não há receita mágica para ser um síndico admirado, até porque contam muito nessa equação suas características pessoais. Entretanto, sempre é possível melhorar no relacionamento com os moradores e aperfeiçoar a gestão de forma com que todos se sintam representados e seguros. Se você pretende se candidatar ao cargo, é bom ficar atento a alguns comportamentos considerados importantíssimos na hora de representar todos os moradores do prédio.

sindico

– Perfil

“Para ser síndico, a pessoa deve ter qualidades éticas e morais que possibilitam ter pulso firme para exigir dos moradores o cumprimento das leis do condomínio. Deve ter boa comunicação, bom senso de justiça, saber fazer uso da boa vizinhança para estabelecer a harmonia dos condôminos e ter algum tempo disponível para se dedicar ao condomínio.”

Rosani Bacon, administradora da EV Condomínios

“O síndico deve ser sociável e gostar de atender às demandas. Deve procurar aprender conhecimentos básicos sobre administração, contabilidade, economia e direito. Deve ser sempre capaz de separar suas obrigações de síndico das obrigações de morador e nunca deixar de realizar alguma obrigação por conta da amizade com os demais moradores. Além disso, deve conhecer a Convenção e o Regimento Interno muito bem, buscar uma educação continuada e, principalmente, trabalhar de forma preventiva.”

Felipe Araújo, proprietário da Harpia Administradora de Condomínios

 

– O que se espera dele

“Transparência e honestidade acima de tudo.”

Rosani Bacon, administradora da EV Condomínios

“Infelizmente alguns moradores esperam apenas que o sindico resolva seus problemas pontuais. Mas, em regra geral, os moradores também esperam que ele seja capaz de reduzir a inadimplência; que realize todos os trabalhos necessários de manutenção, limpeza e gerencie os funcionários; que faça todos os moradores cumprirem a convenção e o regimento, e que utilize os recursos financeiros com eficiência.”

Felipe Araújo, proprietário da Harpia Administradora de Condomínios

 

– Atitudes

“O síndico de ser transparente com os gastos condominiais e fazer uma gestão participativa, fazendo com que os condôminos se envolvam nas questões do condomínio, afinal tudo em um condomínio é para todos.”

Rosani Bacon, administradora da EV Condomínios

“Prestar contas mensalmente nos boletos, realizar os orçamentos, ter respostas simples e comprovadas por documentação hábil para toda e qualquer pergunta dos moradores, facilitar a comunicação entre síndico e condômino e prestar contas anualmente.”

Felipe Araújo, proprietário da Harpia Administradora de Condomínios