>

Notícias


Pelo fortalecimento do mercado condominial capixaba

Artigo

Por Cyro Bach Monteiro, presidente do Sipces

O Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas Administradoras de Condomínios do Estado do Espírito Santo (Sipces), fundado em 5 de julho de 1993, é uma entidade sem fins lucrativos, atuante na representação e defesa dos interesses dos condomínios residenciais, comerciais e mistos e das empresas administradoras de condomínios no Estado do Espírito Santo, exceto região sul. É mantido pelas receitas das taxas de inscrição, mensalidades e/ou semestralidades e taxa negocial de seus associados, anúncios em sua revista, agenda e site.

A fundação do sindicato em 1993 deu-se em razão do desmembramento das categorias dos condomínios, na época ligados ao Sindibel, que representava trabalhadores de diferentes setores econômicos.

Às vésperas de completar nove anos, o Sipces realizou um antigo sonho da categoria: adquirir a sua sede própria. Em junho de 2001, em assembleia-geral extraordinária, foi autorizada a compra, e, em novembro do mesmo ano, a diretoria, através de concorrência pública, adquiriu do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-ES) a nova sede do sindicato.

A mudança de endereço aconteceu em janeiro de 2002, ocupando seis salas comerciais, com garagem, totalizando um espaço de 150 metros quadrados, proporcionando à categoria mais conforto e melhor forma de atendimento, possuindo, inclusive, auditório com capacidade para 42 pessoas, onde rotineiramente são realizadas palestras, cursos, eventos, encontros, workshops e as negociações salariais.

Uma década se passou de muita atividade no conjunto de salas do Edifício Palas Center e, após um bem pensado planejamento arquitetônico, o Sipces deu início às necessárias obras de reforma, que, concluídas, fizeram surgir um espaço institucional que pode ser definido como a casa de todos os síndicos e empresas administradoras de condomínios. O espaço foi remodelado para atender a todas as necessidades de um bom local de trabalho, e a reforma teve como objetivo principal a melhoria física, sem deixar de pensar na redução de custos com energia elétrica, consumo de água e interfonia. As áreas da sede do sindicato foram distribuídas de acordo com as suas demandas: setor administrativo, setor jurídico, sala de reunião, sala de diretoria, almoxarifado, auditório, cozinha, central de processamento de dados (CPD) e depósito. Tudo organizado para que o visitante mais ilustre e esperado – o associado – sinta-se bem e torne a sua presença uma rotina na sede.

No mês de julho deste ano, o Sipces comemorou 24 anos, reconhecendo que a gestão condominial é desafiadora e tem importância econômica significativa para o Estado do Espírito Santo e, por isso, busca disseminar conhecimento acerca dessa atividade, que engloba do relacionamento humano à gestão financeira.

O Sipces se orgulha de ver a sua contribuição para a profissionalização do mercado condominial através de seu trabalho responsável com dedicação, zelo e transparência.