>

Notícias


Sobe e desce

Elevadores

Como estão os elevadores do prédio? Tudo bem que eles são considerados o meio de transporte mais seguro do mundo, mas os elevadores também precisam de cuidados constantes para funcionarem bem. Confira em nosso guia como mantê-los sempre em ordem, garantindo a segurança de todos os que os utilizam, sejam moradores, visitantes ou funcionários do condomínio.

 

Manutenção

Cada empresa tem um próprio checklist de tarefas a serem executadas mensalmente, como ajustes, lubrificações e regulagem de itens de segurança, das portas, dos botões e demais itens dos elevadores. De acordo com o supervisor de Operações da Controller Elevadores, Wilmar Martins, no Brasil, as manutenções mais comuns são as preventivas e as corretivas. Na preventiva, o objetivo é manter os usuários em segurança e garantir o bom funcionamento do elevador, seja na parte de ajuste, limpeza ou lubrificação. Já quando se fala em manutenção corretiva, ele é realizada toda vez que o elevador apresenta alguma falha, seja por problema técnico ou de outra natureza. Vale lembrar que o elevador é o cartão de visitas de um condomínio, e sua aparência moderna transmite muito mais segurança, conforto e bem-estar aos moradores e visitantes, valorizando ainda mais o imóvel.

Cuidados

Quem usa o elevador deve fazer uso consciente dele, não ultrapassando a capacidade de transporte permitida e acompanhando sempre o serviço das empresas responsáveis pelos elevadores do prédio. Além disso, não se deve fazer dentro de um elevador:

  • Puxar a porta do pavimento sem a presença da cabine no andar;
  • Apressar o fechamento das portas;
  • Apertar várias vezes o botão de chamada;
  • Chamar vários elevadores ao mesmo tempo;
  • Fumar dentro do elevador;
  • Fazer movimentos bruscos dentro do elevador;
  • Exceder a capacidade de peso permitida, o que diminui a vida útil do equipamento;
  • Bloquear o fechamento das portas com objetos.

Ficar atento se…

O elevador apresentar desconforto, barulho nas viagens e/ou nas portas, paradas com desnível, indicadores marcando errado a posição ou direção.

Elevador de serviço

De acordo com o supervisor de Operações da Controller Elevadores, Wilmar Martins, elevadores de serviço precisam de cuidados especiais, tanto com relação à manutenção quanto ao uso. Ele ensina que é preciso, por exemplo concentrar a carga transportada em toda a área útil da cabine, evitando a concentração de peso apenas em um local, ter cuidado com as laterais, com o teto, com o espelho (se houver) e não exceder o limite de carga permitida, conforme placa de capacidade.

Em caso de pane…

Quem está fora da cabine deve fazer um chamado na empresa contratada para manutenção. Em caso de demora no atendimento, poderá ser feita a chamada ao Corpo de Bombeiros Militar ou Civil, além de conversar com as pessoas retidas na cabine para que fiquem calmas enquanto aguardam a chegada da ajuda. Quem está dentro da cabine precisa manter a calma, usar o interfone ou telefone para pedir ajuda, não ficar muito próximo das portas e aguardar a ajuda de uma pessoa autorizada ao serviço.

Legislação

O Código de Defesa do Consumidor estabelece de forma bem clara que se existirem normas técnicas para qualquer produto ou serviço colocado no mercado de consumo, é obrigatória a conformidade destes produtos ou serviços com os requisitos da norma, sob pena de responsabilidade para o fornecedor. A NBR NM 207/99 (Elevadores elétricos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação) é a norma que define as regras de segurança relacionadas a elevadores elétricos de passageiros, estabelecendo, dentre vários preceitos, as medidas específicas para cada tipo de elevador. O objetivo da norma é definir regras de segurança relativas a elevadores de passageiros com vistas a proteger as pessoas e objetos contra os riscos de acidentes relacionados com as operações pelo usuário, de manutenção e de emergência de elevadores. Além disso, a Decisão Normativa n. 36, de 31 de julho de 1991, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), dispõe sobre a competência em atividades relativas a elevadores e escadas rolantes, devendo também ser observada e cumprida.

Outras normas técnicas pertinentes a elevadores são:

  • ABNT NBR NM 195:1999 (aplicável para todas as instalações novas de escadas rolantes e esteiras rolantes)
  • ABNT NBR NM 207:1999 (especifica as regras de segurança para a construção e instalação de elevadores elétricos)
  • ABNT NBR NM 267:2002 (especifica as regras de segurança para construção e instalação de elevadores hidráulicos)
  • ABNT NBR NM 313:2007 (estabelece os requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores de passageiros e os requisitos particulares para a acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência)
  • ABNT NBR 5665:1983 (fixa as condições mínimas exigíveis para o cálculo de tráfego das instalações de elevadores de passageiros em edifícios, para assegurar condições satisfatórias de uso)
  • ABNT NBR 12892: 2009 (sobre elevadores unifamiliares ou de uso restrito à pessoa com mobilidade reduzida)
  • ABNT NBR 14712:2013 (estabelece os requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores de carga, monta-cargas e elevadores de maca, elétricos e hidráulicos)
  • ABNT NBR 15597:2010 (estabelece regras para melhoria da segurança dos elevadores de passageiros existentes)
  • ABNT NBR 16042:2012 (especifica as regras de segurança para a construção e instalação de elevadores elétricos novos, sem casa de máquinas)
  • ABNT NBR 16083:2012 (sobre manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes e os requisitos para instruções de manutenção)
  • ABNT NBR 9050:2004 Versão Corrigida:2005 (sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos)