>

Notícias


Xô!

Controle de pragas

Baratas, formigas, moscas, ratos, cupim. Você sabe o que fazer para dar adeus a essas pragas tanto no condomínio quanto no seu apartamento? Veja no nosso tira-dúvidas.

 

xo2

Contra quais pragas uma empresa de controle de pragas trabalha?

Com desinsetização, contra baratas, aranhas, traças, formigas, lacraias, percevejos, escorpiões, pulgas, carrapatos, piolhos, moscas, mosquitos, marimbondos, entre outros. Com desratização, contra ratazana, rato preto e camundongo. Com descupinização, contra brocas e cupins. E fazendo a limpeza de reservatório d’água, contra fungos, bactérias, sujidades e detritos.

Fabrício F. de Souza, administrador da Globo Dedetizadora

 

Como é feito o controle de pragas em um condomínio?

Quando se trata de condomínio, depois de agendado com o cliente, entregamos uma circular com as datas para a execução do serviço com cinco a sete dias de antecedência. Fixamos a circular no quadro de avisos e nos elevadores e também entregamos para cada morador. A equipe, que é composta por dois aplicadores, começa o trabalho. O produto é colocado em toda área comum do prédio, ou seja, escadas, corredores, banheiros, casa de máquina, salão de festas, garagens, box, casa de bombas, área gourmet, portaria, cozinha etc. É importante lembrar que o produto é 100% inodoro.

Wesley Sodré, diretor-geral da WK Dedetizadora

 

Se o controle de pragas não for feito com regularidade, quais problemas poderão surgir?

Muitos condomínios, por exemplo, sofrem de problemas com cupins. Muitas áreas comuns do condomínio são infestadas por cupins de madeira seca ou subterrâneos. E isso causa sérios problemas em pouquíssimo tempo. Além dos cupins, áreas comuns de alimentação e em especial áreas próximas às lixeiras, bueiros e caixas de inspeção de rede de esgoto, por exemplo, podem sofrer com a presença de baratas e ratos, que acabam trazendo sérios danos ao local e grave risco de doenças às pessoas. As formigas também acabam sendo um sério problema para os condomínios. Nas áreas comuns e nos jardins, elas aparecem e, por serem considerados vetores, acabam transmitindo doenças para nós, seres humanos. Uma picada de formiga pode trazer sérios problemas alérgicos. Por isso, é muito importante que o síndico se preocupe com o controle de pragas em condomínios.

Josivaldo Lopes, sócio-gerente da Otimiza

 

Quando fazer o controle de pragas no condomínio?

O serviço de controle de pragas deve ser realizado periodicamente, ou seja, durante todo o ano o condomínio deve fazer suas prevenções. A periodicidade deve ser conforme a Garantia de Assistência Técnica (GAT), e cada serviço/controle tem a sua.

Fabrício F. de Souza, administrador da Globo Dedetizadora

 

Uma das grandes preocupações atuais tem sido o mosquito aedes aegypit. Que medidas devem ser tomadas contra ele?

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução, como água parada, e combater o mosquito adulto com o uso do fumacê.

Josivaldo Lopes, sócio-gerente da Otimiza

 

A prevenção é realizada nas áreas comuns dos prédios, mas o que o morador deve fazer se observar algumas pragas em seu apartamento?

Ele deve chamar uma empresa especializada em controle de pragas para fazer o controle. Lembrando que ela precisa ter alvará sanitário e licenças do Iema e do Ministério da Saúde.

Wesley Sodré, diretor-geral da WK Dedetizadora