>

Notícias


Prevenção que traz segurança e economia

Checklist

No condomínio ou no apartamento, não descuidar da manutenção preventiva de certos equipamentos é fundamental para garantir segurança, proporcionar maior vida útil e não ser surpreendido com panes que custam muito mais para serem resolvidas. Confira os itens que precisam ser checados periodicamente e faça corretamente as manutenções.

 

Medidores de gás

As instalações de gás precisam de manutenção preventiva pelo menos de seis em seus meses para avaliar e evitar possíveis vazamentos. “O que se deve fazer anualmente é o teste de estanqueidade da rede primária e também das redes secundárias (as dos apartamentos). A maioria dos síndicos está fazendo apenas o teste da rede primária, deixando a da secundária sem fazer”, atesta o diretor da Alvo Instalações, Paulo Dantas Gomite.

Outro ponto muito importante é a validade dos reguladores de pressão de gás e dos medidores de consumo. O regulador tem validade de cinco anos, e os medidores de, no máximo, dez.

Reservatórios de água

Todos os reservatórios de água devem ser limpos e higienizados a cada seis meses. Cerca de 72 horas depois da higienização, deve ser feita também a análise da água, caso ela seja fornecida por concessionária. “Já se o condomínio utilizar água de poço ou soluções alternativas coletivas de abastecimento de água, ela deve atender ao padrão mínimo da Portaria 2.914, da Anvisa, que estabelece as características que ela deve ter para consumo”, esclarece o engenheiro químico da Crisan, Leonardo Salazar Oliveira. Lembrando que, mesmo no caso de água de poço, o reservatório tem a mesma necessidade de ser higienizado.

Extintores de incêndio

A recarga e a inspeção dos extintores de incêndio do condomínio devem ser anuais. O recipiente também precisa ser trocado a cada cinco anos ou no prazo que for especificado pelo fabricante. “Condomínios precisam ter extintores de água, pó químico e CO2 (na casa de máquina e bomba). A não troca ou falta de manutenção dos extintores, além de ocasionar falha no funcionamento do equipamento, pode acarretar notificação e interdição pelo Corpo de Bombeiros”, ressalta o gerente-geral da Extingás, Adilson Antônio Lopes.

Bombas

Bombas de recalque (que bombeiam a água do reservatório até a caixa d’água), de piscina, de incêndio (que fornecem pressão para a água chegar a todos os hidrantes) e também as bombas elevatórias de esgoto, presentes em alguns condomínios, precisam de manutenção preventiva mensal. “Nela, avaliamos se os rolamentos estão gastos, se a corrente está boa, se não há vazamento na tubulação e na própria bomba e também o quadro de comando. É bom lembrar que bombas que trabalham mais, como as de piscina, precisam de reposição de peças mais rápido do que outras, daí a manutenção corretiva desses equipamentos precisar ser realizada com menos tempo”, explica o proprietário da Tecno Bombas, Robson Barbosa Souza.

Ar-condicionado

Em aparelhos de ar-condicionado a manutenção preventiva evita não só problemas no equipamento, mas também de saúde, já que a poeira acumulada em seu interior resulta no surgimento de fungos que são facilmente espalhados pelo ambiente. “Anualmente deve ser verificada a parte elétrica e medido o gás, entre outras ações, e a cada 15 dias deve ser realizada a limpeza simples do filtro”, afirma o gestor da Mantec Refrigeração, Daniel Lopes.

Coifas

Pouca gente sabe, mas coifas também precisam de manutenção anual. A revisão no equipamento deve ser feita por empresa especializada e envolve limpeza completa e análise e reparação dos danos. Além disso, o filtro deve ser limpo toda semana, com água e detergente, para evitar o acúmulo de gordura. A correta utilização do equipamento também aumenta sua vida útil, por isso, sempre que ela for usada, recomenda-se seu desligamento somente após alguns minutos de o fogão deixar de ser utilizado. Assim, ar limpo consegue penetrar na coifa.